2ª e 6ª - Pedro Rabelo com Esporte; 3ª e 5ª - Ronaldo Moura com Cultura; 4ª e Sábado - Marcos Coelho com Política.

13 dezembro, 2007

O adversario do Boca Juniors

O jogo aconteceu no estádio de Yokohama/JAP, local que alias trás boas lembranças aos torcedores brasileiros, foi lá que a seleção brasileira venceu a Alemanha na final da copa do mundo de 2002 com dois gols de Ronaldo Fenômeno. E o jogo dessa quinta-feira era partida de mundial, mas só que dessa vez de clubes, a segunda semifinal, o campeão da Champions Legue 2006/07 o Milan/ITA enfrentando o Urawa Red campeão da Liga dos Campeões da Ásia, o vencedor pegaria o Boca Juniors/ARG que já está garantido na final de domingo.

O time do Ancelotti entrou com um esquema curioso, parece contagem regressiva 4-3-2-1... É isso mesmo! Foi assim que eu na minha humilde opinião consegui traduzir o esquema tático do time de Milão. Dida no gol. O lateral direito Oddo, que com toda sinceridade muito fraco, errou 70% dos cruzamentos. A dupla de zaga formada por Nesta e Kaladze, não teve muitos problemas, o ataque do Urawa não é lá essas coisas. Na lateral esquerda fechando a linha de quatro jogadores esta Jancuslovsky não tão fraco quanto o lateral direito, mais comum, o titular tem que ser Serginho! A linha de três na qual me referi é formada por Gattuso exemplo mundial de um bom destruidor de jogadas, Ambrosine capitão do time e Pirlo que é a qualidade entre esses três jogadores. Mais a frente os dois responsáveis pelo Milan produzir alguma coisa produtiva em termos de ofensividade Sedorf, autor do gol e Kaka o melhor jogador do mundo na ultima temporada, mais que não jogou com o mesmo brilho das ultimas atuações. No ataque só um jogador, o escolhido dessa vez foi Gillardino que fez o seu papel de parede para facilitar a boa movimentação dos dois homens do meio.


O gol saiu depois de uma jogada de Kaka finalizada por Sedorf. Mais o jogo foi pragmático, chato de se ver, típico jogo de semifinal de mundial, o atacante Washinton teve apenas uma oportunidade de gol durante toda a partida, alias alem do atacante o time do Urawa tinha mais dois brasileiros Neném que já foi zagueiro do Corinthians e Túlio que é brasileiro mais mora no Japão à muito tempo.







Ficam guardado as expectativas para domingo as 08h30min horário de Brasília, no estádio de Yokohama a grande final entre Milan/ITA X Boca Juniors/ARG.
Pra não ficar em cima do muro acredito que o Milan será campeão, mais pelas semifinais ninguém me convenceu, e tomara que a final seja um pouco mais emocionante, pelo bem da tradição do campeonato!
FOTOS: UOL

12 dezembro, 2007

Venceu mais não convenceu

Agora podemos dizer que o campeonato mundial de clubes FIFA realmente começou. O jogo dessa manhã de quarta-feira foi na cidade de Tókio/JAP, entre o campeão da Copa Libertadores da América de 2007 o Boca Juniors/ARG que conquistou seu sexto titulo continental, enfrentando o time da Tunísia de pronuncia muito difícil... pois é para os “cronistas esportivos” o time argentino era franco favorito, mais o jogo foi difícil, um primeiro tempo de muita marcação e poucas oportunidades, típico jogo de semi final de mundial… os torcedores de São Paulo e International sabem muito bem do que estou falando.

O time do Boca entrou em campo no 4-4-2, mais era claro a falta de um meia camisa 10 responsável pela armação da equipe, Riquelme que assinou com o time para a temporada 2008 estava no japão, pra ser mais exato no banco de reservas mais não poderia entrar em campo. Ai o jeito foi colocar seu substituto Neri Cardozo que nem de longe consegue apresentar o mesmo futebol do idolo Riquelme.

O Boca contava com o apoio de cerca de 1.500 torcedores que viajaram da Argentina para o Japão, numero que nem se compara com os 5.000 que viajaram em 2003 quando foi a ultima vez que o Boca disputou o Mundial, a culpa é da situação econômica que o pais atravessa. O Boca tem um time muito jovem, e alguns jogadores muito talentosos um deles é Ever Banega camisa 24 aquele tipico jogador que está na moda, volante que tem caracteristicas de meia ( Pirlo, Gerrard, Ibson…) e o garoto só tem 19 anos e propostas de Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid entre outros.

O time do Etoile du Sahel jogou no 4-5-1 e os destaques foram o zagueiro e capitão da equipe Ghezal muito seguro e jogador de raça e no ataque dos nomes que me chamaram a atenção Ali Nafkha camisa 19 (esse triste ai na foto...) responsável pela criação no meio campo e o atacante camisa 9 Amine Chermiti que lembra muito o atacante Alexandre Pato até na idade só tem 19 anos e muito talento. Mais isso não foi necessário pra passar pelo Boca que abriu o placar com Néri Cardozo (ironia do destino...), depois de passe de Palermo (apagado...) para Palácios que tocou para Cardozo finalizar 1x0 Boca.

No Segundo tempo pressão do time da Tunísia ainda mais quando Vargas volantes ex-Internacional/RS foi expulso. Aos 34 min teve um pênalti para o Boca que o arbitro da partida não deu. E para encerrar o sofrimento da torcida argentina aos 43 min o time do Etoile teve a sua grande e ultima chance, depois de um cruzamento do lateral direito Sabeur Frej e o cabeceio do atacante reserva Silva que passou triscando a trave direita do goleiro Caranta.


Final de jogo 1x0 para o Boca Juniors, mais fica a certeza de que muita coisa tem que melhorar até domingo quando enfrentará na final o vencedor do jogo de amanhã entre Milan/ITA x Urawa Red/JAP do atacante Washington sonho da diretoria do Fluminense. O boca terá tempo, porem a certeza não mudará, é um time dedicado, jovem e que está no mundial para ser campeão, mais falta o camisa 10.

OBS: Milan, Boca Juniors, São Paulo, Penãrol e Real Madrid, todos eles tem 3 titulo mundiais.


FOTOS: UOL

Colaboradores